Tailândia: espiritual e multifacetada


Fácil de descrever. Um país que respira espiritualidade, com pessoas maravilhosas e sorridentes, com a melhor massagem do mundo, com comidas aromáticas saborosas, entre outras mil qualidades que eu poderia descrever aqui. Localizado no Sudeste Asiático, é conhecida internacionalmente pelas suas praias, banhadas pelos oceanos Índico e Pacífico. De São Paulo a Adis Abeba (Ethiópia) 12 horas, com parada de 5 horas, mais 8 horas e meia de voo, nossa viagem começou por Bangkok, a capital do país.  Movimentada e vibrante, com seus mercados flutuantes, vida noturna animada e magníficos templos como Wat Phra Kaew e Wat Arun.

Templos


A atração principal de Bangkok, são os maravilhosos templos. Você pode passar horas caminhando, apreciando, observando. É de tirar o fôlego. Cada detalhe chama a atenção, além dos devotos budistas fazendo seus rituais. Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda): Este templo é um dos mais sagrados da Tailândia. Ele abriga a imagem de Buda esculpida em jade mais reverenciada do país.  Wat Arun (Templo do Amanhecer): Localizado nas margens do rio Chao Phraya, este templo chama atenção por seu prang (torre) central, que é decorado com porcelana e cerâmica.  Wat Pho (Templo do Buda Reclinado):  Lar de uma enorme estátua de Buda reclinada, que tem aproximadamente 46 metros de comprimento e é coberta de folha de ouro. Simplesmente maravilhoso!

Bateu a fome?


Entre um passeio e outro, a parada obrigatória é comer algum prato tailandês como a sopa Tom Yam Soup, intensa e aromática, mistura ingredientes como limão kaffir, galanga (gengibre deles), camarão, cogumelos, pimenta, coentro, capim limão. Mas já adianto que os pratos tailandeses são para os fortes. São Extremamente picantes. Caem muito bem com uma boa e gelada cerveja Chang!

Multicultural

Para curtir a noite, fomos à famosa Khao San Road, a rua que já foi cenário do filme “Se beber, não Case”. Muitos bares, clubes e restaurantes abertos até tarde da noite. É um local popular para mochileiros e viajantes que querem desfrutar uma noite divertida e econômica. Possui mercados de rua nos arredores onde você encontrará uma abundância de barracas de comida de rua, vendedores ambulantes e lojas que vendem uma variedade de produtos, de roupas a lembranças e artesanato local. Devido à sua popularidade entre os viajantes internacionais,

Khao San Road tem uma atmosfera cosmopolita e multicultural. Lá você esbarra com pessoas de todo o mundo. A energia é vibrante, cada bar e restaurante toca uma música diferente, as pessoas dançam no meio da rua, se divertem, comem insetos que são vendidos para os turistas (claro que o Filipe experimentou alguns), toma uma bebida alcóolica que até hoje eu não sei qual é, que vem em um balde com vários canudinhos. Sim, um balde de praia de criança! É muito engraçado.

Enfim...Phi Phi Island!


De Bangkok voamos até Pucket, onde pegamos um barco, e algumas horas depois chegamos no destino mais paradisíaco da Tailândia: Phi Phi Island! A Ilha Phi Phi é um arquipélago localizado no Mar de Andamão, na província de Krabi, sul da Tailândia. Estas ilhas são famosas por suas paisagens deslumbrantes de falésias calcárias, águas cristalinas, praias de areia branca e vegetação tropical exuberante. Ficamos hospedados na parte mais calma da ilha, pois não gostamos de ficar no meio da bagunça e do barulho. Existe um outro lado da Ilha que é voltada para os viajantes que gostam e festas e agitos.  Acordávamos todo o dia, tomávamos café da manhã em frente a praia, curtindo a paisagem, vendo muito turistas saindo para fazer mergulho de snorkel, outros já deitados na praia lendo, uma atmosfera muito gostosa.

Explorando as ilhas...

Alugamos um barco só para nós dois e fomos explorar o arquipélago e em um passeio de dia inteiro. Visitamos Koh Phi Leh, a segunda maior ilha e é famosa por sua beleza natural espetacular. É aqui que você encontra Maya Bay, uma praia linda cercada por altas falésias, que ficou famosa pelo filme "A Praia", estrelado por Leonardo DiCaprio. Koh Yung (Ilha do Mosquito), uma pequena ilha conhecida por suas praias de areia branca e águas cristalinas. É um destino popular para snorkeling e mergulho devido aos recifes de coral que o rodeiam.  Ilha de Bambu (Koh Mai Phai), linda praia de areia branca e vegetação exuberante. É um lugar popular para passar o dia mergulhando,

relaxando na praia e explorando a área. Possui muitos macacos, então tem que ter um pouco de cuidado com seus pertences, pois eles roubam! Inclusive, o Filipe deixou a cerveja dele na areia, enquanto ia mergulhar, o macaco roubou e tomou toda a cerveja. Depois, em uma tentativa do Filipe de se aproximar do bichano, o mesmo pulou nas costas do Filipe e lá ficou observando a vista! Eu não conseguia fazer nada, a não ser correr para o mar de medo e rir sem parar da situação.  E assim foi nossa estadia em Phi Phi, muito passeio de barco, trilhas, culinária deliciosa, sombra e água fresca. Ah, sem esquecer da Chang geladinha!