Localizado na região do Vale do Paraíba e totalmente cercado por montanhas, São Xico (como é chamado o pacato distrito de São José dos Campos), é quase uma volta ao passado dos destinos de serra paulistas, que descobriram sua vocação turística como um refúgio cercado pelas montanhas.

A cerca de 155 km de São Paulo está São Francisco Xavier. O lugar é feito de paz e tranquilidade, e o clima de roça foi preservado, com direito a prosa na pracinha do coreto e o ir e vir tranquilo dos cavaleiros, que há menos de duas décadas aprenderam a dividir espaço com pousadas sofisticadas e lojinhas de artesanato.
São Xico está mais para uma escapada de fim de semana que para um destino de inverno propriamente dito. Ou seja, diárias e horários de funcionamento oscilam mais em função do dia da semana (ou em feriados) que da estação do ano, como ocorre em Campos do Jordão, que fica muito mais cara no inverno. No caso de São Xico, enquanto no meio do ano as temperaturas baixas dão aquele charme único ao lugar, no verão o banho de cachoeira fica bem mais convidativo.

O que fazer em São Francisco Xavier


A cidade é uma ótima opção para visitar o ano todo. No inverno, há um aumento na procura dos interessados em curtir o friozinho de montanha, já que o destino fica a mais de 700 metros de altitude, na Serra da Mantiqueira, cercado por vegetação – o que garante invernos gelados por lá – mas o verão também é bastante convidativo. O clima de montanha ajuda a manter o ar puro e as temperaturas mais amenas sempre.
No verão, as diferentes trilhas que levam a belas cachoeiras e mirantes, como o Mirante do Abismo, são os programas preferidos por quem vai pra lá. Uma caminhada de 5 horas leva até a Pedra da Onça, e não deixe também de fazer um trekking até o Pico Queixo d’Anta, com 1700 metros de altitude.
Os percursos são um espetáculo à parte, com riachos e bosques em suas extensões. A CAT Ecoturismo é uma das empresas referências que organizam diferentes passeios. Vale destacar que o centrinho da cidade também tem opções de restaurantes e lojinhas, o visitante encontra uma boa estrutura para sua estadia.
E falando em estadia, há diferentes opções de pousadas, como a Serra do Luar. Mais distantes do centro, tem a paisagem em favor dos hóspedes, com janelas de vistas panorâmicas, ofurô, spa, e até café da manhã no quarto para que tudo seja desfrutado com calma.

Informações ao turista


São Francisco Xavier possui um Centro de Informações ao Turista (CIT), que funciona de quinta a segunda-feira. Também conhecido como Posto Pé da Serra, os visitantes podem obter informações sobre a região, pontos turísticos, atividades e como chegar aos locais.