Vibrações inspiraram Raul Seixas
O vilarejo é místico até no nome. Segundo contam alguns moradores locais, “Sana” tem origem na sociedade alternativa que o compositor e cantor Raul Seixas tentou fundar na região, a “Sociedade Alternativa Novo Aeon”. Novo Aeon deu nome ao terceiro disco do músico e “aeon”, em alguns sistemas gnósticos, diz respeito a um “ser primordial”.
Você já ouviu falar em um lugar que parece saído diretamente de um conto de fadas, com cachoeiras cristalinas, trilhas encantadoras e uma vibe que faz você se sentir em total conexão com o Cosmos? Bem vindos a Arraial do Sana, ou simplesmente Sana, um distrito de Macaé a 150 km da capital carioca, na região serrana, que atrai visitantes em busca de suas cachoeiras e grande diversidade de flora e fauna. A localidade que atrai, principalmente, pelo seu astral místico, povo hospitaleiro e pelo contato direto com a natureza. Na espiritualidade, o nome “sana" está relacionado à busca pela saúde física, mental e espiritual.
O misticismo do local dá-se em função das boas vibrações transmitidas para seus viajantes, e, principalmente, pela conexão direta com as forças da natureza - dizem que Sana foi a inspiração de Raul Seixas para compor a canção "Sociedade alternativa”. É um dos principais lugares hippies no Brasil, pela forte presença do artesanato e de outras expressões artísticas. O destino é para os que querem paz, respirar ar puro e se energizar nas águas das diversas cachoeiras que contornam a pequena e rústica vila. Muito famoso pelas boas vibrações, embaladas pelo melódico som da natureza e pelas noites de forró e reggae, Sana já foi considerado um dos melhores destinos para se visitar no Rio de Janeiro.
Além do turismo esotérico, a região também é conhecida como Paraíso das Águas, pela grande quantidade de cachoeiras como a do Escorrega, uma das mais famosas de Sana. Seu nome vem do tobogã natural que se forma nas pedras. As Cachoeiras do Pai e da Mãe possuem quedas d'água menores e piscinas naturais próprias para relaxar. Já a Cachoeira Sete Quedas exige um pouco mais de esforço para chegar até ela, mas vale a pena. O visitante é recompensando com uma vista de tirar o fôlego.