UM NOVO ROSA, A CADA ESTAÇÃO

Pequenina, rústica e super charmosa, a região da Praia do Rosa é rodeada por costões cobertos de mata nativa que emolduram o cenário e abrigam trilhas, lagoas salgadas e paisagens encantadoras. Descoberta por surfistas na década de 70, é até hoje uma das praias mais procuradas pelos praticantes do esporte de todo o Brasil. Em abril de 2015, o jornal The Guardian  publicou uma lista das 10 melhores praias do mundo que você nunca ouviu falar. A Praia do Rosa está entre elas. É também a única praia do Brasil a figurar na lista das 30 baias mais lindas do mundo.

A Praia do Rosa pertence ao município de Imbituba, distante apenas 90km da capital, Florianópolis. Conhecida pelo combo ideal - ondas perfeitas, areia clara, mar cristalino e natureza exuberante – a Praia do Rosa fica na chamada região Encantos do Sul, que envolve localidades como Garopaba e Jaguaruna, no litoral, e Tubarão e Criciúma, no interior. Chegando lá, já dá para perceber a vibe de antiga vila de pescadores e agricultores.
O lugar serve de refúgio a casais com crianças, famílias e surfistas que amam um mar de águas azuis e ondas boas para praticar. Também oferece boa estrutura turística, com opções maravilhosas de pousadas e hotéis, restaurantes de frutos do mar - especialidade do local - com vista para o mar e muito mais. Você não vai mais querer sair de lá...

Mar e montanha neste destino bem democrático!


Se você não curte praia, há diversas montanhas na região que guardam trilhas e cachoeiras lindas, sem falar nos passeios a cavalo. Mas se não quiser nada disso, ainda dá para curtir o friozinho do inverno degustando um belo fondue acompanhado por um bom vinho. Além disso, é um destino para todos: casais, solo travelers, grupos de amigos e até mesmo para curtir férias em família. Dá vontade de voltar em cada uma dessas situações só para experimentar uma “nova” Praia do Rosa. Sorte dos catarinenses por estarem tão pertinho desse paraíso – e dos argentinos, que lotam a região todos os verões! As muitas faces da Praia do Rosa
As regiões da Praia do Rosa são conhecidas como Rosa NorteRosa Sul   e Centrinho . Rosa Norte é a menos povoada da praia. Mesmo no verão, não fica tão cheia quanto a parte sul, e o acesso também é um pouco mais complicado. Se você gosta mesmo é de paz e sossego, a Rosa Norte é a melhor opção. Dá para achar uma sombrinha, deitar e ler um bom livro sem muita gente para incomodar. Mas calma, não quer dizer que ela seja monótona. Longe disso. Além do surfe, é possível fazer trilhas pelas pedras e nadar nas piscininhas naturais.

Rosa Sul já é uma região um pouco mais badalada e bem estruturada se comparada ao Rosa Norte, no sentido de que ali é possível encontrar restaurantes, cadeiras na areia, quiosques e muito mais. Mesmo assim, não se compara às muvucas das outras praias do litoral do Brasil. Isso porque no geral, a praia tem um clima de paz, é preservada, a areia é branquinha, não possui avenida beira mar e o acesso é sempre a pé. E que ela se mantenha assim por todo o sempre! Não deixe de andar pelas pedras – a hora do pôr do sol é a melhor hora pois elas não estão tão quentes. Em dias de lua cheia, pode ser que você presencie o surgimento dela, antes mesmo do escurecer. Observar o nascer do sol também é uma opção de passeios para fazer, já que é um espetáculo.
Saindo na Praia do Rosa Sul, onde há bastante estrutura de estacionamento e restaurantes, uma trilha nos leva até a Praia do Luz. A caminhada é curta, cerca de 20 minutos, e de nível fácil, com apenas um trechinho mais íngreme. O caminho tem paisagens incríveis, e conta com vários pontos para curtir o visual do mar e de praias, como Ibiraquera e a Ilha do Batuta.

Centrinho


Quando o dia se despede, é hora de dar uma volta pelo Centrinho de Rosa Sul, e essa é a parte que não pode faltar no roteiro de quem ama umas comprinhas. Essa área se resume em praticamente uma rua, mas cheia de lojinhas estilosas, além de restaurantes, mercadinho, entre outras conveniências, e bares com baladas que agitam a noite da região. Existe uma preocupação muito grande de determinadas marcas com o meio ambiente através da criação de peças com materiais como tecidos orgânicos e feitos de bambu.

O que fazer


Caminhadas pelas trilhas que ligam as praias e lagoas da região são atividades imperdíveis, assim como o avistamento de baleias-francas entre julho e novembro. À noite, a vila da Praia do aventureiros, o surfe e o stand-up paddle são opções de lazer nas águas tranquilas da lagoa.


Melhor época


Qualquer época vale muito a pena, mas de março a maio o clima é agradável e a praia está bem menos movimentada.