Paisagens de tirar o fôlego

De como a pequena e rústica vila de pescadores transformou-se em uma praia badalada internacionalmente

Praias de águas mornas e cristalinas, coqueirais a perder de vista, piscinas naturais, dunas e enseadas. Mas o que chamou-me à atenção, sem dúvida, foram as imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica. Nunca antes tinha visto essas formações em uma praia brasileira, e me lembrou as tão famosas falésias de Moher, cartão postal da Irlanda, no extremo oeste da costa da Europa. E cuja paisagem incrível, com seus mais de 200 metros de altura, eu sonho um dia conhecer.

Eleita pelo Guia Quatro Rodas como uma das dez praias mais bonitas do Brasil, e pelo Tripadvisor como uma das cinco mais belas, a Praia da Pipa é conhecida também pela riqueza da sua vida marinha, onde é possível observar diversas espécies de animais em seu habitat natural, como golfinhos e tartarugas marinhas.

Praias e agito


Logo à entrada da Praia da Pipa está o Santuário Ecológico, maior reserva de Mata Atlântica da região, com várias trilhas abertas ao público, onde você paga um valor simbólico para conhecer essa área de natureza preservada. Também próximo estão outras praias igualmente belas, como a DO AMOR e a DO MADEIRO, esta abriga a BAÍA DOS GOLFINHOS, onde não só é possível avistar com frequência esses mamíferos como também é o lugar onde se concentram os principais bares de Pipa.

Um pouco mais distante, a tradicional boate Calangos vai até as primeiras horas da manhã com música ao vivo de ritmos variados e música eletrônica dos dj’s, pista com efeitos luminosos e bar com coquetéis especiais.

Requinte, romantismo e alta gastronomia


De um lado e do outro da Av. Baía dos Golfinhos, a principal do centrinho de Pipa, restaurantes trabalham com a culinária local e também mexicana, árabe, japonesa dentre muitas, além de gelaterias que oferecem sabores surpreendentes. Para os que preferem um lugar mais reservado, com música ambiente e iluminação intimista, eu destaco – e super indico – os restaurantes de dois, dos melhores hotéis de Pipa: o GAZEBO, no Hotel PONTA DO MADEIRO, e o OCA TOCA, no Hotel TOCA DA CORUJA – ambos na seção EM DESTAQUE desta Edição (Junho).

Chapadão de Pipa: a notável obra do Criador


A 10Km do centro da cidade, o Chapadão de Pipa impressiona pela imponente formação natural de cor avermelhada, uma beleza de tirar o fôlego. A vontade que dá é de nos ajoelharmos, diante de tamanho espetáculo, unir as mãos, em prece, agradecer e reverenciar o Grande Arquiteto do Universo. O acesso até lá é fácil, seja de carro ou mesmo a pé, passando pela Praia do Amor. Basta seguir as placas. Você pode ir ao Chapadão em qualquer tipo de veículo, mas é preciso estacionar um pouco antes e seguir a pé, uma caminhada bem curta, porque carros não podem chegar ao topo.

Uma Pipa cultural


Nem só de praia e dunas vive Pipa. Todos os anos, no mês de novembro, o Festival Literário da Pipa – Flipipa - maior evento literário do RN, reúne escritores locais e nacionais. Por causa dessa efervescência cultural, Pipa tem hoje um calendário que inclui festivais de música e de gastronomia, como o Fest Bossa e Jazz, com shows de altíssima qualidade, e o Festival Gastronômico, realizado anualmente no segundo semestre, e que abre a alta temporada de Pipa. E onde, há pouco mais de dez anos, havia apenas uma vila de pescadores e era refúgio de poucos turistas, virou ponto de visitação constante, que vence a sazonalidade do turismo. Por isso mesmo oferece ótima infraestrutura que consegue suprir toda esta demanda de visitantes e novos moradores, que chegam todos os dias de todas as partes do mundo.

Pelo menos cinco dias!


Localizada no distrito de TIBAU DO SUL, litoral sul do Rio Grande do Norte, Pipa atrai turistas do mundo inteiro, pois além das praias e de tantos atrativos naturais, do surf e de outros esportes, há passeios de barco, buggy e por aí vai! Até dá para visitar em um dia, tipo bate/volta mas é um desperdício, e eu me arrependo de ter ficado apenas dois dias, por motivos profissionais. Mas recomendo pelo menos cinco dias. Porque ao contrário de muitas praias que depois de uns dias já se torna monótono, Pipa não cansa: tem muita programação, muita beleza natural a ser explorada. Quando chega no final da tarde e o sol vai se despedindo, a vila se transforma e assume novos contornos que vão se revelando através de uma atmosfera descolada, com vida noturna agitada, gastronomia internacional e, é claro, o requebrar de um bom forró.

O que não falta em Pipa são opções de hotéis e pousadas para todos os gostos, estilos e bolsos. Aliás, assim como os bares e restaurantes, a hospedagem é uma outra atração à parte, como o Sombra e Água Fresca Resort, Oka da Mata, Brasil Tropical Village e Recanto da Mata Pipa, para citar alguns. Destacamos os hotéis PONTA DO MADEIRO, que se debruça sobre a falésia e tem uma impressionante beleza cênica, e TOCA DA CORUJA, inserido em uma belíssima área intocada da mata atlântica.

Como chegar


Partindo de Natal, de carro, a viagem é pela BR 101, passando pelas cidades de Parnamirim e São José de Mipibú até Goianinha, onde você então pega a estrada que leva a Tibau do Sul, e em seguida à praia da Pipa. Mas o melhor mesmo é contratar uma operadora conceituada e experiente, que além de levar você ao destino com total segurança, ainda dá importantes dicas de passeios e lugares que realmente valem a pena conhecer.