O MINI PANTANAL DE MARIMBUS

Em Marimbus, na Chapada Diamantina, existe uma planície alagada, com paisagens completamente diferentes do restante do Parque Nacional. É o Pantanal Marimbus, formado pelas águas de rios que escorrem pelas serras.

Divulgação - PANTANAL DE MARIMBUS

Divulgação - PANTANAL DE MARIMBUS

Distante cerca de 20km da cidade de Lençóis, o Pantanal dos Marimbus é uma grande planície inundável localizada ao pé da Serra do Sincorá, na Chapada Diamantina. Alimentado pelo Rio Santo Antônio, é formado por quatro grandes áreas, cada uma com dezenas de lagoas, chegando a aproximadamente 30 quilômetros de extensão.

O Marimbus da Chapada da Diamantina é considerado área de proteção ambiental, em cujo cenário deslumbrante a gente avista a fauna e a flora da região, com flores aquáticas semelhantes às existentes nos pantanais Matogrossense e Amazonense.

Corixos e camalote? Tem sim, Almir Sater!


Este pantanal fica na Comunidade Quilombola Remanso, originada ainda na década de 20 e reconhecida como Patrimônio Cultural pelo Ministério da Cultura. Trata-se de um passeio de canoa conduzido por nativos da comunidade e que percorre os labirintos do Rio Santo Antônio até a foz com o Rio Roncador, onde você tem a exata impressão de estar no Pantanal, em pleno Mato Grosso, passando por corixos, camalotes e espelhos d'água impressionantes!

Da foz com o Rio Roncador o passeio segue caminhando pela antiga estrada do garimpo que liga Lençóis a Andaraí, até um antigo casarão. É nele que funciona o restaurante que serve um delicioso almoço com comidas típicas da região, no fogão à lenha. Depois do almoço, o passeio segue por trilha até as piscinas do Rio Roncador, com parada para um banho de lavar a alma, e retorna de canoa até o Remanso ou pela trilha se a condição climática estiver seca.

Divulgação

Divulgação