Destino de ecoturismo do estado do Mato Grosso tem como principal destaque as flutuações e os rios desta região calcária, que possuem uma transparência incrível e formam verdadeiros aquários naturais.

Assim como Bonito, no Mato Grosso do Sul, Nobres oferece atrações semelhantes em Mato Grosso, com atrações preservadas em meio à natureza e que vão de trilhas a flutuação, mergulho, boia cross, tirolesa e muitas outras. Apesar de ser um destino mais “recente” do ecoturismo e ainda pouco turisticamente explorado, Nobres ganha cada vez mais destaque graças às suas paisagens encantadoras, com cachoeiras, balneários naturais e poços de águas extremamente transparentes que formam aquários naturais.

Divulgação

Serra Azul e Aquário Encantado


A transparência dos rios deve-se à grande concentração de calcário (carbonato de cálcio), que calcifica qualquer sólido presente na água, tornando-o mais pesado e, assim, indo parar naturalmente, no fundo do rio, filtrando a água. Destaque para a Cachoeira Serra Azul e o Aquário Encantado, lugares perfeitos para mergulho, além dos rios cristalinos para praticar flutuação e cavernas de mais de 300 milhões de anos. O mais impressionante é que toda essa natureza ainda permanece preservada e praticamente intocada, o que se deve por conta de sua localização – o acesso não é difícil, mas é um pouco afastado e, por ser um local recentemente descoberto, a infraestrutura turística é ainda um tanto simples, mas fica apenas a 150 quilômetros de Cuiabá.

Divulgação

Divulgação