Turismo ecológico e paisagens de tirar o fôlego

Esse paraíso escondido no interior de Goiás, e que guarda paisagens paradisíacas, destaca-se pelo turismo ecológico, com inúmeras opções de lazer, mas, principalmente, pelo nome curioso...

A menos de 17 km de Portelândia, o povoado Vila São Pedro, conhecido popularmente como Mitolândia, tem menos de 3.200 habitantes (contando a cidade inteira) e paisagens exuberantes, que incluem rios, cachoeiras e uma vegetação vasta, com ênfase nos tradicionais ipês, símbolos nacionais.

Ainda que não esteja anexado oficialmente ao domínio principal do município, o território apresenta um expressivo turismo ecológico, com opções de lazer que vão além das quatro linhas já conhecidas pelo público.

Por lá, a chamada Serra da Mitolândia encanta turistas de todo o país, seja pelo fator mítico que cerca a região, seja pelas paisagens estonteantes, fazendo com que os maiores e mais conhecidos destinos de viagem do país se curvem às minoritárias (ainda que encantadoras) atrações do local.

Natureza exuberante


O município de Portelândia está inserido nos limites do município de Mineiros, com quem tem todas suas fronteiras, formando um dos raros enclaves no território brasileiro. O lugar possui uma natureza exuberante que abriga alguns atrativos, dentre eles a Serra dos Caiapós; cachoeira do Córrego Saturno, com uma queda de 128 metros; Rio Diamantino e Paróquia Nossa Senhora da Graça, para citar alguns.
Durante o mês de julho, a cidade fica toda enfeitada com os Ipês Amarelos.
Portelândia possui ainda uma série de elevações, paredões, pontões e chapadões que compõem a fantástica região do Pinga Fogo, depois da forte descida da escarpa do Caiapó.

Fugindo da rotina


Não faltam opções para sair da rotina, desde experiências mais calmas, como pescaria, cachoeiras e contemplação de paisagens, a atrações as mais desafiadoras, como trilhas, voos de parapente e outros esportes radicais. Não o bastante, o pequeno povoado ainda oferece (junto a Portelândia), estabelecimentos tradicionais como cafeterias, restaurantes e hotéis que se misturam às praças da cidade, mostrando que as belezas do interior do Brasil, são, verdadeiramente, únicas.

Um pouco de história


Em 1933, Ludugério Martins de Souza, esposa e oito filhos fixaram residência às margens do Córrego da Porteira, em terras da Fazenda das Flores, onde construíram uma pequena olaria, que passou a suprir de tijolos as construções dos fazendeiros vizinhos. Carreiros e tropeiros pernoitavam nas imediações, até que foram chegando outros moradores. No mesmo ano, 1933, Córrego da Porteira passou a pertencer ao município de Mineiros, e dez anos depois foi construído no lugarejo com a primeira escola, mantida pelo governo estadual, o que atraiu moradores. Casas comerciais de pequeno porte foram aparecendo, além de algumas pequenas indústrias. O primeiro nome dado à localidade foi Água Emendada, por existirem nas proximidades duas nascentes de diferentes bacias hidrográficas; depois, passou a chamar-se Córrego da Porteira, devido a uma porteira às margens do córrego, até que em 1961, surgiu nome Portelândia.