Porta de entrada da Chapada Diamantina

Fundada em meados do século XIX, no auge do garimpo, a chamada “Capital do Diamante”, como tornou-se conhecida a cidade, é ponto de partida para conhecer toda região, a largada para a grande maioria dos passeios da Chapada.

Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Lençóis possui ainda um conjunto arquitetônico extraordinário, com ruas de pedra históricas e casarões como o Mercado Cultural (de frente para a Praça Nagô), por exemplo, onde no passado funcionava o comércio de trabalhadores escravos, que eram explorados na região. Algumas visitas obrigatórias: as Igrejas Matriz de Nossa Senhora do Rosário e Senhor dos Passos; a Praça do Coreto e a residência da Família Sá, onde hoje funciona a Prefeitura de Lençóis.

As inúmeras agências de turismo - referência na região – nos levam a passeios maravilhosos, como a Gruta da Lapa Doce, que abriga incríveis estalactites e estalagmites; a Pratinha, que conta com uma piscina natural de águas cristalinas e azuladas; a Gruta Azul e muitos outros atrativos. Imperdível é o por do sol no Morro do Pai Inácio, com histórias e lendas que valem muito a pena ser conhecidas.

Divulgação

Lugares imperdíveis


Não deixe de conhecer o Parque da Muritiba, que reúne as piscinas naturais do Serrano; o Salão de Areias, Cachoeirinha, Cachoeira da Primavera e o Poço Halley. O Ribeirão do Meio , um escorrega natural, as belíssimas Cachoeiras do Sossego e do Mosquito, o Pantanal do Marimbus e as pinturas rupestres da Serra das Paridas.

Visite também as Cachoeiras dos Funis, das Andorinhas, Cânion das Sete Quedas, Mar de Espanha, Cachoeira da Sibéria e Cachoeira do Cardoso. A cachoeira de Conceição dos Gatos, no Vale do Capão; O Poço Encantado, um dos mais belos cartões-postais da região, que fica dentro de uma caverna de água tão transparente que dá para ver os troncos lá no fundo;

A estonteante Cachoeira do Buracão, a incrível Cachoeira da Fumacinha.
Para citar só alguns, dos incontáveis atrativos naturais...

Divulgação

Divulgação

Agito e boa hospedagem


Mas nem só de ecoturismo vive Lençóis, que possui vida noturna efervescente e uma gastronomia variadíssima, com cardápios nacionais e estrangeiros. Delícia é bater perna no Centrinho, repleto de lojinhas incríveis e diversificadas, que vão do artesanato a roupas e acessórios, além de prata, pedras, artigos de decoração e o que mais você imaginar de novidades. Lençóis também oferece um bom comércio, inclusive para suporte durante a viagem.

Divulgação

Na Rua das Pedras e Rua da Baderna concentram-se os bares e restaurantes mais badalados da cidade, um charme à parte. Sempre movimentados, os ambientes, intimistas, são decorados com romantismo, iluminação inspiradora, alguns à luz de velas, e com flores sobre as mesinhas espalhadas pelas calçadas, embalados por músicos de altíssima qualidade que completam a atmosfera de magia e encantamento, que nos transporta sabe-se lá aonde, e não deixam nada a desejar das grandes metrópoles. Destaque para a excelente infraestrutura de hospedagem. A cidade dispõe de uma variedade enorme de pousadas e hotéis, dentre eles posso citar o Vila Serrano, Hotel de Lençóis, Canto no Bosque e o tradicional Canto das Águas, às margens do rio Lençóis, e pertencente à seleta Associação Roteiros de Charme.

Divulgação