Porta de entrada da Chapada Diamantina
Fundada em meados do século XIX, no auge do garimpo, a chamada “Capital do Diamante”, como tornou-se conhecida a cidade, é ponto de partida para conhecer toda região, a largada para a grande maioria dos passeios da Chapada.
Tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), Lençóis possui ainda um conjunto arquitetônico extraordinário, com ruas de pedra históricas e casarões como o Mercado Cultural (de frente para a Praça Nagô), por exemplo, onde no passado funcionava o comércio de trabalhadores escravos, que eram explorados na região. Algumas visitas obrigatórias: as Igrejas Matriz de Nossa Senhora do Rosário e Senhor dos Passos; a Praça do Coreto e a residência da Família Sá, onde hoje funciona a Prefeitura de Lençóis.
As inúmeras agências de turismo - referência na região – nos levam a passeios maravilhosos, como a Gruta da Lapa Doce, que abriga incríveis estalactites e estalagmites; a Pratinha, que conta com uma piscina natural de águas cristalinas e azuladas; a Gruta Azul e muitos outros atrativos. Imperdível é o por do sol no Morro do Pai Inácio, com histórias e lendas que valem muito a pena ser conhecidas.