Emoção ao sabor dos ventos...


Deixamos Fortaleza no início da tarde, chegando a Preá, no município de Cruz, já no final do dia – perto de 4 horas e meia de viagem. Fomos numa Hilux SW4, 4X4, da Phill Adventure, empresa que presta serviços de transfer ida e volta saindo de Fortaleza e regiões vizinhas, passeios de Buggy e diversos outros roteiros (leia matéria).   De Preá até a vila de Jericoacoara – ou Jeri, como é carinhosamente chamada – mais uns 30 minutos, porque temos que ir devagar, atravessando areias e lagoas, contemplando a beleza quase selvagem do Parque Nacional de Jericoacoara.

O sol vai se escondendo por trás de uma duna lá no que parece ser o fim do horizonte, enquanto o rosado do céu dá lugar a nuanças vermelho alaranjadas cada vez mais fortes. Por fim, no óleo sobre tela de um artista invisível, as cores fundem céu, terra e mar numa única cena-paisagem que, aos poucos, assume diferentes matizes, uma paleta de cores intensas que vão cobrindo todo aquele quadro impressionista da natureza, até mergulhar definitivamente nas sombras do crepúsculo. Foi nesta hora que chegamos em Jericoacoara.

Como chegar


Eleita uma das melhores praias do mundo, Jeri - uma vila que faz parte de Jijoca de Jericoacoara e fica dentro de um Parque Nacional - está entre mais visitadas das Américas. Jericoacoara está a quase 300 km de Fortaleza, capital do Ceará, uma viagem entre 4 horas e meia a 5 horas de carro 4×4. Vindo pelo outro lado, está a cerca de 580 km de São Luís, no Maranhão. Em 2017, foi inaugurado um aeroporto regional no município vizinho de Cruz, a 30 km de distância e 40 minutos da vila de Jeri mas os voos são inviáveis, de tão caros. Contratar um transfer privativo, sem dúvida, é a melhor opção.

Comida e boa música


A região é um destino bem eclético, com dunas, lagoas, mangue e um mar considerado ideal para esportes que requerem vento, como kitesurf e windsurf, dentre outros. A vila é um lugar pacato e seguro, com suas ruelas todas de areia e ótimas opções de hospedagem, restaurantes e muitas lojinhas, todos aceitam cartão de credito ou débito.  

É o endereço perfeito para quem quer descansar e repor as energias, mas curtir também - a vida noturna com música ao vivo é um dos atrativos principais da vila, de lá, saíram nomes como Giuliano Eriston, campeão do The Voice Brasil 2021, e Beluga, artista cearense que participou do The Voice Alemanha. Mas também os vendedores ambulantes oferecem comidas e bebidas com frutas da região, e são a cara do lugar.  

Dona Amélia e Sapão


Conhecemos o Restaurante Dona Amélia, tocado pela própria família, lugar agradabilíssimo, ventilado e com música ambiente da melhor qualidade. As porções são fartas, a cerveja gelada, e a Casa serve um dos melhores camarões no abacaxi. Destacamos também o Sapão, no centro  da vila, nossa parada na primeira noite em que chegamos. Atendimento gentil, cardápio variadíssimo e uma das cervejas mais geladas que já tomamos.   Hotéis e pousadas também não faltam em Jeri, para todos os bolsos, de simples a sofisticados. Nós ficamos na Villa Náutica, um Hotel Boutique tão encantador, que com apenas dois anos de inaugurado já conquistou notas máxima no Google e no TripAdvisor, um dos maiores sites de viagem do mundo. (leia matéria).

Terraço Jeri


Ficamos encantados com o Terraço Jeri RestoBar e Lounge, um misto de bar e restaurante que oferece um cardápio de respeito para os amantes da boa culinária. Os garçons recebem muito bem, e o serviço dispensa comentários, sem falar no ambiente, um amplo e panorâmico terraço à beira mar com mesinhas convencionais e outras altas, com bancos de bar e vista privilegiada para a praia principal. A atmosfera é tão especial que não dá vontade de sair de lá. Um dos melhores lugares que conhecemos em Jericoacoara, com um por do sol pós chuva de tirar o fôlego...

Belezas naturais


Os atrativos naturais vão além de dunas e lagoas e chegam até a Barra do Rio Guriú, um vilarejo  de pescadores a cerca de 10km da vila e a famosa Pedra Furada, esculpida pela ação do vento e das ondas do mar, cartão postal de Jericoacoara e onde as pessoas vão para assistir o sol se pondo. Mas eu adorei a Praia da Malhada, localizada no pé do Serrote, à leste da vila. O local, que tem formações rochosas instigantes, tem aproximadamente 100m de altura e se destaca dentre a plenitude das dunas onde se encontra o Farol, alimentado por energia solar e um dos lugares mais visitados para ver a lua e o sol nascerem.       Atualmente, é necessário pagar a Taxa de Turismo Sustentável por 10 dias de permanência, que custa R$ 41,50 por pessoa, pagos à Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, mas visitar o Parque Nacional de Jericoacoara deve ficar mais caro. A partir de agora, além da taxa municipal de turismo,  

será necessário pagar um ingresso para visitar a região paradisíaca, como já ocorre em outros parques nacionais, como em Iguaçu e em Fernando de Noronha. Preá: vizinha ilustre   Uma das orlas mais charmosas do Ceará, reunindo muitas belezas naturais e excelente gastronomia, a Praia do Preá – que possui também uma das maiores extensões de areia do litoral cearense - fica no município de Cruz, sendo conhecida também como Vila Preá. A apenas 12 km da vizinha famosa, Preá é uma tranquila vila de pescadores, e uma das portas de entrada de Jericoacoara, que se encontra a 17km à leste.   A pesca é abundante na região e a culinária de peixes, camarões e lagostas é tradicional. Mas Preá é conhecida mesmo por ser a região com um dos ventos mais constantes do mundo, com rajadas que facilmente chegam a 40kts, considerados ideais para as práticas de Kitesurf e Windsurf e mesmo o Surf - é comum encontrar campeões mundiais da modalidade, na Vila.

Parque Nacional de Jericoacoara


Ecologia e paisagens instagramáveis   O Parque Nacional de Jericoacoara fica entre os municípios de Jijoca de Jericoacoara, Cruz e Camocim, litoral oeste do estado do Ceará, e compreende uma área de mais de 8.000 hectares, hoje administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). O objetivo do Parque é proteger e preservar amostras dos ecossistemas costeiros, assegurando a preservação de seus recursos naturais e colaborando

para a realização de pesquisa científica e atividades de educação ambiental e de turismo ecológico.   Há passeios ecológicos nos manguezais e nas lagoas temporárias, que formam uma atração à parte, mas a grande atração do Parque Nacional é mesmo a grande variedade de praias, desde as mais frequentadas até as isoladas ou propícias à prática de esportes náuticos.

A árvore adormecida nas areias


Entre a Praia do Preá e a Vila de Jeri está a Árvore da Preguiça, um vegetal de mangue que teve suas raízes moldadas pelos fortes ventos do Ceará. Apesar do nome científico “Conocarpus Erectus”, de ereta não tem nada, ela fica mesmo é deitada na areia. Mas apesar da silhueta lembrar uma pessoa se espreguiçando e de galhos que se arrastam por 4 metros,   de preguiça ela não tem nada, é, sim, uma guerreira, resultado de séculos ajustando-se a condições climáticas árduas e ao solo desafiador da região, um símbolo de resistência que ali permanece, praticamente sozinha à beira-mar, emprestando seu verde e seu frescor a um entorno inabitado.

PHILL ADVENTURE – TURISMO OFF ROAD


Muito cuidado na hora de contratar um transfer, para não ter dor de cabeça. Por isso mesmo indicamos a Phill Adventure, uma empresa idônea, que faz traslados ida e volta saindo de Fortaleza e regiões vizinhas, passeios de Buggy, 4×4 ou quadriciclo e também passeios que incluem a Rota das Emoções (Ceará, Piauí e Maranhão), roteiro que reúne destinos incríveis em uma área de conservação ambiental de raras belezas naturais que incluem o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e Parque Nacional de Jericoacoara (CE).   Atendimento de excelência   No mercado desde 2007, a empresa destaca-se em vários aspectos. Começo falando sobre o relacionamento humanizado e idôneo para com os clientes; “a gente lida com personalidades humanas distintas,

Filipe Silveira, da PHILL ADVENTURE: excelência no atendimento

eu respeito as individualidades”, destaca Filipe Silveira, proprietário da Phill Adventure, e resume: “busco a satisfação do cliente oferecendo qualidade”. Outra questão importante é a excelência no atendimento, honrando prazos e horários – o que eu levo muito a sério – e para mim é um certificado de qualidade no serviço de transporte de passageiros.   Eu observei também a valorização e a ética com que a Phill Adventurte trata seus colaboradores, de forma que além de honrarem o nome passam a ser um porta voz da empresa; de Fortaleza a Jeri fomos atendidos pelo próprio Filipe, já na volta para o Aeroporto a viagem foi com outro motorista, o Catarino, cuja direção responsável e o mesmo nível de atendimento, dedicação e pontualidade, deixaram claro que a excelência no atendimento é marca registrada da empresa.

PHILL ADVENTURE - Passeios na região de Jericoacoara e vizinhança


PASSEIO LESTE: sem hora   Saindo de Jericoacoara, com paradas na Árvore da Preguiça, Praia do Preá até Lagun Beach Club e/ou Buraco Azul de Caiçara. Seguimos por uma trilha por dentro da restinga (vegetação típica da região) até à Lagoa Azul, onde é possível explorar e admirar a bela paisagem. Continuamos até a Lagoa do Paraíso, onde existem diversos restaurantes para almoço, antes de seguirmos para Jericoacoara pelas Dunas do Parque, com parada na Lagoa do Amâncio. É um passeio Privativo, no tempo do cliente, sem horário estabelecido.   

TATAJUBA (OESTE): belezas surpreendentes   Saindo de Jericoacoara pela praia e depois pela praia do Mangue Seco ate Guriú, onde conhecemos a fauna e flora locais, observamos os cavalos-marinhos e caranguejos vermelhos, passeio de canoa pagando uma taxa por pessoa. Travessia de balsa com buggy no rio Guriú e depois de carro pelos mangues e dunas. São mais 14 km de praia até chegar em Lago Grande, em Tatajuba. Na lagoa existe uma infraestrutura simples de restaurantes, mas com excelente culinária local. No cardápio, peixes frescos escolhidos na hora. Há também tirolesa e outras atrações para se aventurar. Devido à maré, o passeio tem horário pré-estabelecido.   

BARRINHA (LESTE): descobertas Saindo de Jericoacoara: Árvore da Preguiça Praia do Preá, seguindo por Formosa até o Beach Club Munzuá. Após, vamos sentido Praia de Barrinha, onde a pequena vila de pescadores, composta por dunas, leva o visitante a uma atmosfera de descobertas. Subindo as dunas, tem-se uma belíssima visão de todo o caminho percorrido e também é possível ver um sítio de coqueiros que está sendo soterrado pela areia. Continuamos pela praia até o Parque Eólico, verdadeiro cartão postal, com a Lagoa da Pinguela, de água cristalina e paisagem exuberante. No percurso, coqueiros, dunas e lagoas, como as interdunares, que se formam na estação chuvosa entre os recôncavos das dunas, e são temporárias, podendo estar secas dependendo da época.

Jericoacoara