Você já ouviu falar no modelo hub-and- spoke?

Saiba como ele influencia as suas viagens e compras online


Imagine a seguinte situação: pegar um avião com destino a SP, passar 3h em um voo, pegar uma conexão e encarar mais 12 horas de viagem até o destino final. Dessas 12 horas, as três primeiras serão pra chegar ao ponto de sobrevoar a sua cidade de origem. É nesse momento que você pensa: não faz o menor sentido ''descer pra subir" ou "por que não há um vôo direto Recife - Berlim", por exemplo.

" O culpado? O modelo de transporte HUB-AND-SPOKE! Mas afinal, o que é e como funciona esse modelo? O modelo hub-and-spoke é uma oposição direta ao modelo de ligação PONTO-A-PONTO, onde, como o próprio nome já diz, os pontos são todos ligados diretamente entre si."

hub-and- spoke

Esse modelo, que surgiu na aviação na década de 1970, proporcionou uma maior densidade de pessoas nas rotas com passagem pelos hubs e consequentemente, o uso de aeronaves maiores. Com aeronaves maiores, os custos por passageiro são menores. De maneira geral, podemos dizer que os hubs possibilitam o fluxo eficiente de pessoas e mercadorias dentro de uma cadeia de transporte. São eles que permitem que você receba sua encomenda express

em menos de 24hrs, além de proporcionar as várias opções de vôos para sua viagem de férias. Se só tivéssemos o modelo "ponto a ponto", você precisaria ter 200 pessoas da sua cidade interessadas em viajar pro mesmo lugar que você, no mesmo período. Dependendo da combinação 'origem-destino' desejada, seria impossível.