A cidade dos ET’s

Se você se interessa por ufologia, a pequena Itaara, com quase 6 mil moradores, no Rio Grande do Sul, pode ser um ótimo destino. A cidade - localizada na região central do Estado, a 257km da capital gaúcha e a 15km de Santa Maria - decidiu assumir sua ligação com fenômenos extraterrestres, e abriga o Museu Internacional de Ufologia Victor Mostajo desde 2001.

Em Itaara, é assim: na incerteza, o extraterrestre existe. O “ver para crer” de São Tomé não funciona na cidade. A sentença é inversa: acredita-se enquanto não se enxerga. O lema? duvidar para crer. Itaara – que em tupi-guarani e significa Pedra Alta ou Altar de Pedra - tornou-se a cidade dos ETs após virar sede do primeiro e único Museu Internacional de Ufologia na América Latina. Até porque seus moradores não menosprezam as galáxias distantes...

A edificação azul é como se fosse um disco voador pousado numa área rural, em meio a estradas tortas de barro, terrenos baldios, onde a dificuldade em chegar só aumenta a curiosidade. O Museu abriga uma coleção com cerca de 300 documentários sobre ufologia e astronomia, além de réplicas de Ets, baseadas em relatos, e muitos painéis temáticos. O local é administrado por Hernan Mostajo, estudioso de ufologia e presidente da ABPU (Associação Brasileira de Pesquisas Ufológicas).

Elas, as lendas...


Em Itaara, historiador diz ter sido "recrutado" por entidade. Há quem diga, também, que os mais antigos dinossauros da Terra são gaúchos. E tem ainda o Artur Berlet, um tratorista de Sarandi que foi abduzido em 1958 por um disco voador, viveu nove dias no planeta Acart e antecipou experiências tecnológicas fora de série para a época, como comunicação via Skype em tela plana de plasma. Acredite se quiser, tchê!

Turismo Cultural e Interativo


Visitar o Museu, que tem como padrinho o cantor Zé Ramalho, é uma experiência inesquecível, verdadeira viagem no tempo e no espaço contada em visita guiada através do acervo que contempla diversas áreas da Ciência: Cosmologia , Evolução da Vida, Paleontologia, Arqueologia, Astronomia e Ufologia, uma forma de contribuição para o entendimento da dinâmica do Cosmos e das Ciências Naturais bem como os mistérios do Universo. Com 23 anos de existência, a Instituição já recebeu milhares de visitantes, destacando-se como um dos Museus mais visitados do RS e um dos principais Museus do Brasil, conforme registro no IBRAM.
O Museu é pioneiro na musealização do Patrimônio Cultural Material e Imaterial relacionado à temática Vida Extraterrestre, conferindo-se o título de

primeiro e único Museu no Brasil e Primeiro da América Latina, cujo objetivo é proporcionar aos estudantes e visitantes o Turismo Cultural e Educacional, um tipo de turismo que busca informações e manifestações científicas, históricas e culturais. O Museu Internacional de Ufologia, História e Ciência “Victor Mostajo” é a única Instituição do interior do RS que consegue reunir diversas áreas do conhecimento em um mesmo lugar. O nosso padrão de turismo é do tipo interativo: quando o visitante interage diretamente com o objeto observado, seja algo concreto ou abstrato, procurando vivenciá-lo. Para isto, a atividade turística educacional é feita de maneira didática deixando que as emoções e as informações culturais sejam absorvidas de forma natural, vivenciando a História de maneira LÚDICA.

Ecoturismo? Tem também...


Bem próxima a Santa Maria, Itaara é um bom destino para quem procura um refúgio na região Central do Estado. Os visitantes podem se refrescar na Cachoeira do Pozzobom e ainda conhecer os Parques Pinhal, Oásis, e diversos balneários de lazer. Não deixe de conhecer a Cachoeira Assis Brasil, com seus 80 m de altura, e a Cachoeira do Sapo, em torno de 20m. Elas são consideradas duas das mais lindas cachoeiras do Rio Grande do Sul, com enorme potencial turístico e de uma beleza ímpar perante outras do Estado. Importante ressaltar que há trilha de acesso até a base da cascata, um percurso total de 3km (cerca de 2 horas), ida e volta.