A cidade dos ET’s
Se você se interessa por ufologia, a pequena Itaara, com quase 6 mil moradores, no Rio Grande do Sul, pode ser um ótimo destino. A cidade - localizada na região central do Estado, a 257km da capital gaúcha e a 15km de Santa Maria - decidiu assumir sua ligação com fenômenos extraterrestres, e abriga o Museu Internacional de Ufologia Victor Mostajo desde 2001.
Em Itaara, é assim: na incerteza, o extraterrestre existe. O “ver para crer” de São Tomé não funciona na cidade. A sentença é inversa: acredita-se enquanto não se enxerga. O lema? duvidar para crer. Itaara – que em tupi-guarani e significa Pedra Alta ou Altar de Pedra - tornou-se a cidade dos ETs após virar sede do primeiro e único Museu Internacional de Ufologia na América Latina. Até porque seus moradores não menosprezam as galáxias distantes...
A edificação azul é como se fosse um disco voador pousado numa área rural, em meio a estradas tortas de barro, terrenos baldios, onde a dificuldade em chegar só aumenta a curiosidade. O Museu abriga uma coleção com cerca de 300 documentários sobre ufologia e astronomia, além de réplicas de Ets, baseadas em relatos, e muitos painéis temáticos. O local é administrado por Hernan Mostajo, estudioso de ufologia e presidente da ABPU (Associação Brasileira de Pesquisas Ufológicas).