Um tesouro entre a faixa de mata atlântica Mais preservada do brasil

Em tupi-guarani, Guaraqueçaba significa "Lugar do Guará", uma ave de cor bem avermelhada antes abundante na região, e que hoje está quase em extinção. A cidade fica dentro da maior reserva de Mata Atlântica do país, cercada por ilhas, praias desertas, animais em extinção, cachoeiras e história.

A população, segundo o IBGE, é de 7.679 pessoas. A cidade de Guaraqueçaba está situada numa região de rara beleza do litoral paranaense, ladeada pelas baías de Paranaguá e Laranjeiras e pela elevação da Serra do Mar. A colonização da região começou com a chegada dos portugueses ao Paraná, por volta de 1545.
A preservação do meio ambiente e as características físicas da região fazem, de Guaraqueçaba, um lugar ideal para os adeptos do turismo ecológico. São várias, as trilhas que a cidade oferece, um prato cheio para quem gosta de se aventurar em meio à natureza e contemplar belas paisagens. Os visitantes podem conhecer as reservas naturais da região, considerada um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo.

Gastronomia


Em Guaraqueçaba, no cardápio dos estabelecimentos do litoral, estão incluídos peixe fresco, ostra, tainha recheada assada, bolinho de camarão e camarão ao molho. Já no continente, integram a lista produtos orgânicos, como farinha de mandioca e seus derivados, geleia de banana orgânica, mel de abelhas nativas, própolis, pães, bolos e biscoitos.

Não deixe de conhecer...


Ponta do Morretes


Na Ponta do Morretes, existem várias construções históricas e muitas delas são restaurantes e lanchonetes. Ainda é possível ir até um deque, que fica junto ao antigo mercado municipal da cidade. A maioria das construções está posicionada, em forma de meia-lua, de frente para a baía e para a Ponta do Morretes. Caminhando para o lado esquerdo, é possível percorrer uma pequena trilha, que proporcionará outros ângulos da cidade.

Morro do Quitumbê


É um pequeno morro de cerca de 80 metros de altura que proporciona um visual incrível da baía e da cidade. A trilha possui cerca de 700 metros, bem demarcada em meio à vegetação nativa. A trilha começa ao lado da Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões.

Reserva Natural Salto Morato


A Reserva Natural Salto Morato é uma belíssima opção de passeio para amantes de trilhas e natureza. Seu maior destaque fica por conta do Salto Morato, uma cachoeira com cerca de 100 metros. Além da cachoeira, a reserva possui outras opções de lazer, como uma figueira centenária, várias trilhas, uma piscina e um aquário naturais. A reserva é uma RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) e pertence à Fundação O Boticário, que disponibiliza uma infraestrutura, com espaço para camping, banheiros, centro de apoio e churrasqueiras.

Reserva Ecológica de Sebuí


Assim como a Reserva do Salto Morato, esta também é uma Reserva Particular de Preservação Natural - RPPN. As atrações incluem dezenas de cachoeiras, trilhas ecológicas, manguezais e o contato intenso com uma área de Mata Atlântica em seu mais puro estado de conservação. Para chegar, é necessário pegar um barco em Guaraqueçaba, que leva cerca de 50 minutos, ou em Paranaguá, que leva por volta de duas horas.

Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões


Construída totalmente em pedras, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus dos Perdões data de 1838, e é a primeira construção da cidade. O altar é em forma de um barco com a base em formato de peixe.

Parque Nacional de Superagui


Criado em 1989, o Parque Nacional do Superagui possui cerca de 34 mil hectares, em uma área de Mata Atlântica declarada “Sítio do Patrimônio Natural” e Reserva da Biosfera pela UNESCO. O parque está localizado em uma região repleta de manguezais e restingas e abriga centenas de espécies de animais, entre elas algumas em processo de extinção. A região é considerada um dos ecossistemas de maior biodiversidade do mundo. O Parque Nacional do Superagui engloba as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho, além de quase a totalidade da Ilha de Superagui. O parque não está totalmente aberto ao público, mas é possível visitar algumas partes, além do seu entorno. Na região da vila da Barra do Superagui, fora da área do parque, existem algumas pousadas, restaurantes e um camping. São quilômetros de praias desertas, que podem ser explorados a pé ou em bicicletas. Para chegar às localidades liberadas para turismo no entorno do parque, é preciso pegar um barco em Guaraqueçaba ou em Paranaguá.

Como chegar


Saindo da capital paranaense, é preciso ir até Antonina para pegar a estrada de acesso a Guaraqueçaba. O caminho pode ser feito pela BR-277 em direção ao litoral paranaense ou pela estrada da Graciosa (PR-410). Outra opção de acesso à cidade, um pouco mais demorada, são os barcos que partem diariamente de Paranaguá.