Por ser tão antiga e pela quantidade de nascentes – mais de 2.000 cachoeiras catalogadas – a Chapada dos Veadeiros é conhecida como “Berço das águas”


O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do Estado de Goiás, no centro do Brasil, entre os Municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma e São João d’Aliança.
É conhecido pelos deslumbrantes desfiladeiros e formações de cristais de quartzo.

O rio Preto tem piscinas rochosas e quedas de água, algumas delas com mais de 100 metros de altura. O parque de biodiversidade alberga várias espécies de orquídeas e de vida selvagem, incluindo tatus, jaguares e tucanos. O acesso ao parque faz-se através das cidades vizinhas do Alto Paraíso de Goiás ou de São Jorge.

Vila São Jorge: porta de entrada


A entrada oficial para o Parque Nacional fica na Vila de São Jorge, distante cerca de 37 km de Alto Paraíso de Goiás. É por lá que se chega aos principais atrativos.
Ao todo, quatro trilhas oficiais fazem parte do percurso do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. As mais conhecidas são a Trilha dos Saltos e a Trilha dos Cânions. Há também a Trilha das Sete Quedas, para aventureiros mais experientes e que queiram pernoitar em camping dentro do parque.
A Trilha da Seriema é a mais simples, indicada para famílias com crianças, e que não querem fazer passeios longos. Com apenas 800 m de percurso, dá para curtir a natureza e ver plantas típicas do cerrado pelo caminho.

Infraestrutura


A infraestrutura na Chapada dos Veadeiros é excelente, com restaurantes, hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. Para quem deseja percorrer o Parque Nacional, a base de hospedagem mais próxima é a Vila de São Jorge, porque a entrada do parque fica localizada dentro da vila. Mas você também pode optar em ficar na vizinha Alto Paraíso.

Muitas histórias


Criado em 1961, o local protege uma área aproximada de 240.611 hectares, estando inserido no bioma Cerrado. No local, há espécies únicas de vegetais, nascentes e cursos d’água, rochas pré-históricas, além de uma paisagem de beleza extraordinária, formada por detalhes que se modificaram ao longo do tempo.
Para além de todo o seu encanto natural, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é conhecido por preservar áreas repletas de história, como os antigos garimpos que carregam grande importância para a cultura da região. Por essas razões, em 2001, o local foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade, pela UNESCO.

Riqueza natural


A conservação da riqueza natural está entre os seus principais objetivos. Mas, não só isso. Depois de proteger e prezar pela fauna e flora, o Parque incentiva a pesquisa científica, bem como a educação ambiental e a visitação pública. Para tanto, são realizadas atividades constantes em suas áreas, entre elas a caminhada e os refrescantes banhos de cachoeira — uma excelente oportunidade para visitantes que desejam relaxar e se inspirar em meio a uma paisagem rara, que há muitos anos foi utilizada como rota pelos antigos garimpeiros.

Biodiversidade


Ao abraçar essa experiência, os frequentadores podem viver momentos inesquecíveis, repletos de significado, além da possibilidade de praticar uma atividade física com uma vista de tirar o fôlego.
Ou seja, em uma única visita, você poderá entrar em contato com a flora do cerrado e, inclusive, observar a fauna da região: composta por centenas e milhares de espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos que, juntos, representam um terço de toda a biodiversidade brasileira em um só lugar. Entre os animais que podem ser avistados estão o Lobo Guará, Veado Campeiro e Tamanduá Bandeira, além de araras, emas, papagaios e periquitos.
De Brasília/DF até a cidade de Alto Paraíso de Goiás são cerca de 220 km. O acesso é pela BR-020, em direção à Formosa/GO. No trevo, pegar a BR- 010, sentido Alto Paraíso. Após cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118.

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS – GO, BRASIL