Apesar de ainda desconhecida por algumas pessoas, a Chapada das Mesas, no centro-sul do Maranhão, fica na divisa com o Tocantins, entre as cidades de Araguaína TO e Balsas MA. O nome reflete as montanhas elevadas em formas de platô, dispersas no vale, lembrando o formato de mesas.

Localizada próximo à divisa com Tocantins, a Chapada das Mesas, assim como outras chapadas brasileiras, é um importante Parque Nacional que preserva e protege toda a natureza da região e seus inúmeros atrativos – inclusive, graças à sua grande quantidade de atrativos, o local foi considerado um dos destinos com um dos maiores potenciais do Brasil para o ecoturismo.
Ali encontramos verdadeiros patrimônios naturais, como as formações rochosas de mais de 60 milhões de anos em formatos de mesas, o que originou o nome do local; o Rio Tocantins, um dos mais importantes do nosso país, pois age como divisor natural dos estados do Maranhão e Tocantins e o Santuário da Pedra Caída, cartão-postal da região e complexo turístico mais longo do Brasil, com cachoeiras, cânions e poços.

Situada 850 km ao Sul da capital, São Luís, a cidade de Carolina  é a porta de entrada, principal base de visitação, mas você também tem a opção de ir por Imperatriz, segunda cidade mais importante do Maranhão. As atrações contemplam também os municípios de Riachão e Estreito.
Considerado um dos destinos turísticos mais bonitos do Brasil, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005, uma unidade de conservação com 160.046 hectares de Cerrado, região rica em espécies de animais e de plantas, além do alto potencial turístico em decorrência das belezas naturais de chapadas vermelhas, formações rochosas, cânions, cavernas e cachoeiras, dentre elas a Cachoeira de São Romão e as Cachoeiras do Prata, acessíveis por passeios guiados de camionetas 4×4. Outras atrações são os trekkings, como o do Morro do Chapéu.

Divulgação

Divulgação

Divulgação