O QUE É BIODIVERSIDADE? É VIDA!


Parque do Guartelá.


Imagem

BIODIVERSIDADE é a diversidade biológica. Refere-se à variedade de vida no Planeta, também as variações presentes dentro da mesma espécie. É como os genes contidos em cada indivíduo, e as inter-relações, na qual a existência de uma espécie afeta diretamente muitas outras.
Sem ela, a vida no planeta não conseguiria se manter. Não teríamos alimentos, faltaria água e as pandemias seriam mais comuns e mais intensas. Ela representa toda a diversidade da vida, ou seja, toda a abundância de formas de vida, de espécies, de interações entre as espécies e de tipos de ecossistemas. É esta variedade que garante uma série de recursos e benefícios para humanidade, os chamados serviços ecossistêmicos. Por exemplo, temos frutas e grãos saudáveis e numerosos por causa do serviço de polinização, fornecido pelas várias espécies nativas de abelhas, borboletas e de plantas que elas utilizam.

No dia a dia


Inúmeros setores, como a agricultura, cosméticos e farmacêuticos, para citar alguns, dependem da biodiversidade. Muitos medicamentos, por exemplo, são derivados de plantas e animais. A biodiversidade também possui um valor cultural imenso, sendo valorizada por diversas culturas por razões espirituais, estéticas e recreativas. Ela está presente em todo lugar: no meio dos desertos,

nas tundras - consideradas os biomas mais frios da Terra – ou nas fontes de água sulfurosas. Impossível não falar na sua importância ambiental, econômica, social e até mesmo cultural, uma vez que a Biodiversidade é essencial para o funcionamento e equilíbrio de todos os ecossistemas do planeta.

" Estimativas
Não se sabe quantas espécies vegetais e animais existem no mundo. As estimativas variam entre 10 e 50 milhões, mas até agora os cientistas classificaram e deram nome a somente 1,5 milhão de espécies. O Brasil é considerado o país da "megadiversidade": aproximadamente 20% das espécies conhecidas no mundo estão aqui – é bastante divulgado, por exemplo, o potencial terapêutico das plantas da Amazônia. "

Ameaças


A poluição, o uso excessivo dos recursos naturais, a expansão da fronteira agrícola em detrimento dos habitats naturais, a expansão urbana e industrial, tudo isso está levando muitas espécies vegetais e animais à extinção. A cada ano, aproximadamente 17 milhões de hectares de floresta tropical são desmatados. As estimativas sugerem que, se isso continuar, entre 5% e 10% das espécies que habitam as florestas tropicais poderão estar extintas

dentro dos próximos 30 anos. A sociedade moderna - particularmente os países ricos - desperdiça grande quantidade de recursos naturais. A elevada produção e uso de papel, por exemplo, é uma ameaça constante às florestas. A poluição é outra grave ameaça à biodiversidade do planeta. Na Suécia, a poluição e a acidez das águas impedem a sobrevivência de peixes e plantas em quatro mil lagos do país.


img
Fátima Vianna

Jornalista e Chief Communication Officer