Iluminação em LED, belo paisagismo e muita segurança para curtir o por do sol no cartão postal mais lindo de Fortaleza.

FORTALEZA, A LOURA DESPOSADA DO SOL

"Ao longe, em brancas praias embalada pelas ondas azuis dos verdes mares, a Fortaleza, a loura desposada do sol ..." Este poema, de Paula Ney, traduz bem a capital cearense, e sua essência praiana.

Infraestrutura


Infraestrutura, belíssimas praias, clima tropical...quer mais? Fortaleza é uma capital de combinação única, tem história, multiplicidade cultural extraordinária, vida noturna vibrante e uma das melhores e mais diversificadas gastronomia do país. E quando o assunto é comer e beber bem, mais do que simples refeições há por trás de tudo isso histórias que vão além da mistura de sabores, entre restaurantes, bares e endereços de comidinhas, de casas clássicas à bares e botecos repletos de personalidade.

Nova Beira Mar


Visitar Fortaleza é sempre uma experiência única. Desta vez, o que me surpreendeu foi a Av.Beira Mar, que une as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe, totalmente revitalizada, com pista de cooper e ciclovia. Fiquei encantada com o visual paisagístico, e passeei tranquila pela bela via pavimentada, entre palmeiras, coqueiros, carnaúbas – e muita segurança, com policiamento e uma Central de Videomonitoramento da orla.

A nova Beira Mar - uma parceria entre Prefeitura e Governo do Estado, com investimento de R$ 120 milhões - ganhou, além de conforto, iluminação de LED e banheiros públicos com chuveiros para banhistas e atletas. O projeto, belíssimo, deu vida à área central, onde, no final do dia, pessoas de todas as tribos se reúnem para curtir o por do sol neste, que é um dos mais lindos cenários da capital cearense.

PRAIA DO MUCURIPE, AV. BEIRA MAR.

De segunda a Segunda


Eleita entre os dez melhores Destinos de Viagem pela beleza natural de suas praias, Fortaleza é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil e a quinta Capital do país em termos de população. Mas o que encanta mesmo são as pessoas, uma gente acolhedora, trabalhadora, bem-humorada. Uma gente que parece feita de luz, a mesma que brilha todos os dias, junto com os primeiros raios de sol que se derramam sobre as belas praias, de águas mornas o ano inteiro. A proximidade com o clima frio das serras, próximas à capital - como Maranguape, Baturité e Guaramiranga - são alguns dos atrativos que conquistam turistas de toldo o mundo. O talento de humoristas, revelados nacionalmente, também movimenta a cidade quase todos os dias da semana. De segunda a segunda, é possível dançar forró em Fortaleza. E quem não sabe tem sempre alguém disposto a ensinar os primeiros passos.

As principais atrações estão na Região Metropolitana, como o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a Av. Beira Mar (agora repaginada), a Praia de Iracema, a Ponte dos Ingleses, e a Praia do Futuro com suas "barracas" de praia. Os arredores de Fortaleza oferecem inúmeras oportunidades para quem quer explorar a natureza. Destaque para as dunas de areia de Canoa Quebrada e as formações rochosas de Morro Branco. Jericoacoara, uma vila de pescadores, é famosa por suas praias paradisíacas e cenários incríveis, tendo sido eleita uma das mais belas praias do planeta.

Culinária eclética


Patinhas, casquinhas, com leite de coco, farofa e pirão...o caranguejo é um dos grande símbolos da culinária cearense.

Rica em sabores e aromas, fruto da mistura de influências indígenas, africanas e europeias, a gastronomia de Fortaleza é diversificada, com pratos típicos como o peixe assado na brasa, galinha à cabidela e baião de dois, imperdíveis para quem visita a cidade. A lista, interminável, inclui, ainda, pratos como a peixada, o camarão ensopado ao alho e óleo, caranguejo cozido, as patinhas à milanesa e a casquinha de caranguejo. E o mais importante: boa parte dos ingredientes vem da pesca local, o que significa que chegam à mesa bem fresquinhos.

A macaxeira, como é chamada a mandioca no Ceará, é um símbolo da gastronomia regional, sendo o acompanhamento perfeito de diversos pratos cearenses, mas os sabores cearenses não param por aí. O milho é transformado em saborosos bolos, cuscuz, mungunzá, canjica, pamonha e pé-de-moleque. Com alternativas para todos os gostos, a variedade e qualidade da gastronomia de Fortaleza são inquestionáveis.

Cantinho do Frango


Bar, boteco, restaurante, galeria de arte ou discoteca à lá Anos 60? Tudo isso junto e misturado, mas se quiserem eu resumo: o Cantinho do Frango é um espaço cultural e gastronômico que há pelo menos três décadas reúne, em ambientes para todos os gostos, cultura, culinária regional, e música de qualidade, com direito a DJ… No cardápio, opções para todos os gostos e o melhor caldo de feijão que já experimentei em toda minha vida. Destaque para a sobremesa “Lampião e Maria Bonita”, uma releitura do clássico Romeu e Julieta, nossa goiabada com queijo. Beleza natural

DESDE 1994 - O CANTINHO DO FRANGO, na Aldeota (um dos bairros mais tradicionais de Fortaleza) reúne um cardápio com mais de 250 opções, um acervo de 2 mil discos em vinil e agenda cultural com apresentações musicais de artistas regionais e nacionais. Tem o melhor caldo de feijão e Arte até nos degraus…

IGUATEMI FORTALEZA


IGUATEMI FORTALEZA, um dos mais bonitos da rede, no Brasil: estrutura com geometria espacial em projeto con­cebido pelo arquiteto Gerardo Jereissati, sob consultoria do escritório de arquite­tura norte-americano RTKL e do arqui­teto José Maria Gaspar Rodes. Concepção arquitetônica insere-se em novo conceito de shopping center, que evita o con­finamento das pessoas a lugares fechados.

ARTE URBANA


ARTE URBANA em vários trechos do VLT Parangaba-Mucuripe e do metrô. Painéis artísticos dão vida aos muros pelo caminho