A pequena notável do litoral sergipano

Não é à toa que Aracaju está na rota dos principais destinos turísticos do nordeste do Brasil. Além de belas praias de mar azul, a cidade também respira história por todos os lados com seus prédios antigos, igrejas, palácios, museus e mercados municipais.   Dona de paisagens deslumbrantes, a simpática Aracaju está de portas abertas para receber os turistas, e ainda pode ser o ponto de partida para outros destinos de Sergipe, pois a cidade tem uma localização estratégica, e por meio de passeios contratados no próprio hotel, você pode explorar e conhecer mais este Estado tão bonito.

As praias de Aracaju são o grande atrativo da cidade, que reúne as conveniências de uma capital com o ar relaxante do litoral. As mais próximas do centro são as praias de Atalaia Sarney e Aruana, , que ficam na mesma extensão do litoral e têm acesso pela Avenida Santos Dumont. É possível degustar um bom caranguejo na orla de Atalaia ou curtir uma ilha que só aparece quando a maré está baixa: a Crôa do Goré. Um dos destaques da orla da região são as faixas de areia largas e compridas, perfeitas para caminhadas e para a prática de esportes. Embora a água possa ser um pouco mais agitada, no geral, é boa para banhos. Todas as três praias contam com a infraestrutura de banheiros, barracas e restaurantes para você petiscar e tomar uma gelada.

Passarela do Caranguejo


Área onde se concentra a vida noturna de Aracaju, a Passarela do Caranguejo é o trecho da orla de Atalaia onde você encontra dezenas de restaurantes, bares e shows. É também o endereço certo para se divertir muito na capital de Sergipe. A passarela começa no monumento do caranguejo gigante, onde os visitantes se divertem e tiram fotos de recordação. Nos restaurantes, o crustáceo é a estrela de vários pratos típicos, mas se você prefere outros tipos de culinária, não se preocupe, o que não faltam são opções. O restaurante Cariri tem uma simpática decoração nordestina e forró ao vivo para você arriscar uns passos na pista de dança.

Outra coisa que vale ressaltar, são as próprias estradas que levam aos atrativos. Com curvas, descidas e subidas que serpenteiam os vales e montanhas, o cenário bucólico está garantido. Em um destes trechos, vale fazer uma parada na Estátua do Juquinha, uma homenagem a José Patrício, personagem quase mítico da região que, antes de falecer, vivia nas montanhas e oferecia flores aos viajantes.

O belo Parque da Sementeira


Com quase 400 mil m² de área verde, grande diversidade de fauna e flora, canteiros floridos e um lago repousante, o Parque da Sementeira é a garantia de muita paz e tranquilidade, e um dos destinos favoritos de quem mora em Aracaju e quer usufruir de ar puro em contato direto com a natureza. Você pode fazer sua caminhada, pedalar, passear com o pet e, claro, tirar belas fotos. O parque oferece diversão para todas as idades, de equipamentos para exercício a quadras poliesportivas, passando pelas pistas, pedalinhos no lago, quiosques e um gramado que convida a um piquenique.

Conheça ainda...


Os Arcos da Orla de Atalaia foram construídos para marcar a criação do complexo da orla, que esbanja o título de melhor do Brasil graças à beleza, organização e atrações. Lá você também encontra o letreiro de Aracaju, o Monumento aos Formadores da Nacionalidade, com figuras importantes da história do país, além da famosa estátua do caranguejo gigante.

O Calçadão também é perfeito para uma caminhada, e os lagos da orla convidam você a curtir um momento Mindful. Para fechar o passeio com chave de ouro, você pode sentar-se em um quiosque, pedir um açaí ou uma água de coco e relaxar vendo o sol se pôr.Quer melhor?

O entardecer mais bonito


A Orla do Pôr do Sol é outro recanto muito especial. A cerca de 18 km da Praia de Atalaia, atrai pessoas que querem uma vista privilegiada do entardecer. Ali, você também pode curtir um programa bem praiano, com opções de passeios, banho e momentos de tranquilidade. Ao contrário das outras praias, que são banhadas pelo oceano Atlântico, a Orla do Pôr do Sol fica na margem oeste do rio Vaza Barris. Você pode andar de bicicleta nas ciclovias, pescar, andar pelo calçadão de madeira e fazer passeios de lancha. Para finalizar o dia, peça uma bebida em um dos quiosques locais e, é claro, admire o entardecer mais bonito da cidade.

Esportes fluviais e diversão para a criançada


Se você quer passar uma manhã ou tarde gostosa em Aracaju, e com muita diversão para as crianças, o Parque dos Cajueiros é o lugar perfeito. Localizado no encontro dos rios Poxim e Sergipe, o lugar foi planejado para oferecer contato com a natureza e várias opções de lazer ao ar livre - pistas de corrida, ciclovias, quadras de esporte, brinquedos, entre outras – além de boa infraestrutura de lanchonetes e restaurante. O parque também é referência para a prática de esportes fluviais na cidade. Mas se você não sabe remar, não se preocupe: tome um sorvete no píer e relaxe admirando a vista do rio.

Onde o rio encontra o mar...


Inaugurado em 2016, o Calçadão da Praia Formosa é uma área extensa e bem estruturada para lazer e conveniência na Avenida Beira Mar, no encontro do rio Sergipe com o oceano. O calçadão tem dois níveis, sendo o primeiro coberto e à altura da praia. O espaço é bem cuidado e conta com um lindo projeto paisagístico, além de mesas e assentos cobertos, canteiros de areia com brinquedos e parede de escalada, tudo, é claro, com uma vista privilegiada. É um lugar super agradável também para caminhar e tomar uma água de coco geladinha.

Croa do Goré: a misteriosa prainha que só aparece na maré baixa


A Croa do Goré é uma daquelas atrações que jamais podem ficar de fora do seu roteiro pela capital sergipana, já que o lugar é dono de uma das mais belas paisagens da região. Trata-se de um banco de areia no meio do rio Vaza Barris que se transforma em uma prainha durante o dia. Vale a pena conferir essa atração se você gosta de conhecer pontos mais remotos e ficar em contato bem próximo à natureza. Para chegar lá, é preciso pegar uma lancha ou catamarã saindo da Orla do Pôr do Sol. O trajeto leva de 30 a 40 minutos e passa por paisagens tão lindas que por si só, já valem o passeio. A croa é pequena, mas tem alguns guarda-sóis para você se sentar e curtir uma bebida gelada.