O Parque Nacional dos Aparados da Serra é conhecido por seus magníficos cânions e desfiladeiros, que naturalmente dividem os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A região é um verdadeiro paraíso para quem busca contato com natureza e aventura.

Localizado no nordeste do Rio Grande do Sul e fazendo fronteira com o Parque Nacional da Serra Geral, o Parque Nacional de Aparados da Serra dispõe de aproximadamente 13.000 hectares (cerca de 130 km²) de área estimada. Um dos mais antigos do Brasil, o Parque é administrado pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade), e sua entrada está localizada a 19km do centro da cidade gaúcha de Cambará do Sul (boa parte do trajeto estrada de chão).

Rico em belezas naturais de grande magnitude e diversidade de mata nativa, é lar de diversas espécies animais, como jaguatiricas, lobos-guará, e até o leão-baio. O local, que encanta os olhos por ser repleto de belezas naturais, é reconhecido como uma unidade de conservação brasileira de proteção integral da natureza, cujo objetivo base é garantir a manutenção da preservação dos ecossistemas da Mata Atlântica, das florestas de araucária e do pampa gaúcho.

Divulgação

Cânion Fortaleza


Com mais de 17.000 Hectares de preservação, o parque possui duas trilhas na sua borda.

Mirante Principal
São 3.5 km de caminhada subindo no ponto mais alto do Cânion com 920m de profundidade, de onde se tem uma vista de 95 % do Cânion e da região costeira de Santa Catarina até litoral Norte Gaúcho na Cidade de Torres.

Pedra do Segredo
Percorre-se 3.5 km passando pela Cascata Tigre Preto, com aproximadamente 300 metros de queda, contorna-se o Cânion até chegar à famosa Pedra do Segredo.
A paisagem ao redor do Cânion Fortaleza é caracterizada por uma vegetação típica de campos de altitude, com uma diversidade de espécies vegetais e animais. Além disso, é possível encontrar rios e cachoeiras que complementam a beleza natural do local.

Duração: 5 horas com deslocamento.

Divulgação

Cânion Itaimbezinho


O Cânion Itaimbezinho é um passeio para toda a família, pois é possível observar o Cânion com pouca caminhada com trilhas de nível leve para idosos, crianças e pessoas com deficiência física.

Divulgação

Trilha do Vértice:
 são 1.5 km pela borda do cânion e uma vista 45 % do cânion pelo seu início e duas cachoeiras: Andorinhas e Véu de Noivas.

Trilha do Cotovelo: são 6 Km (ida e volta) entre mata nativa e borda de cânion. Ao final da caminhada, uma vista de 75 % dos paredões que chega a medir 720 metros de profundidade.

Duração: 5 horas com deslocamento.

Aventura em meio aos paredões.


A trilha inicia na cidade de Praia Grande/SC e requer agendamento prévio. No trajeto são feitas várias travessias de rios e caminhadas sobre pedras no leito do rio com lindas cachoeiras até chegar no Portal do Rio do Boi com paredões rochosos de 720 metros de altura. É uma atividade de aventura de longa duração, com cerca de de 7 horas com percurso de 16 km de caminhadas dentro do Cânion contado ida e volta.

Como chegar Você pode chegar tanto de Florianópolis, como de Porto Alegre, que já é um pouco mais próximo. Se for de carro seguindo na direção Sul, pode ir até Praia Grande ou Cambará do Sul. Caso vá de avião, a sugestão é pegar um voo até Caxias do Sul. De lá pode-se chegar facilmente em Cambará do Sul. A cidade de Bento Gonçalves está bem próxima, cerca de 35km, o que complementa um passeio turístico. Principalmente para quem gosta de bons vinhos.

Divulgação