Imersão profunda na natureza


O Parque Nacional da Amazônia foi o primeiro criado no bioma. A abertura da BR 230, a rodovia Transamazônica, impulsionou sua criação. Localizado no município de Itaituba, região sudoeste do estado do Pará, abrange ainda os municípios de Aveiro (PA) e Maués (AM). O Parque situa-se às margens do rio Tapajós e faz parte do mosaico de Unidades de Conservação da BR-163.
Oferecendo ao visitante todos os atrativos e belezas naturais da região, o lugar é o destino ideal para quem quer fazer turismo ecológico. Poucos lugares no mundo oferecem uma imersão na natureza tão intensa e marcante quanto este parque.

Trilhas e romaria


O parque é aberto todos os dias, e possui duas bases para acesso: Tracoá, logo no início do parque, do lado mais próximo de Itaituba (cerca de 50km da cidade) e Uruá, onde ficam as trilhas mais visitadas, o mirante, as corredeiras e a principal praia.
Há também a possibilidade de pernoite nas bases ou nos acampamentos da Trilha da Capelinha. Lá, é realizada, anualmente, uma romaria até a capela de São José da Mata, e por isso é bastante utilizada. Para pernoite é necessário solicitar autorização.
É possível fazer algumas trilhas sinalizadas no interior da floresta, onde se pode avistar inúmeras espécies de aves e animais silvestres em seus habitats naturais, além de conhecer espécies únicas de plantas deste ecossistema.

Infraestrutura


A cidade de Itaituba oferece uma rede hoteleira razoável, e no parque existem alojamentos na base do Uruá.
O parque não possui energia elétrica, e conta apenas com motor e gerador, que é ligado por algumas horas do dia.
Existe a possibilidade de acampar, embora não haja infraestrutura propícia, com banheiros, lavanderia ou mesas.
A base do Uruá também dispõe de um mirante com sanitários, onde as pessoas também costumam dormir.

Passeio de barco


Um dos bons programas é, sem dúvida, passear de barco e refrescar-se nas águas esverdeadas do Rio Tapajós. E já que falamos em Tapajós, não deixe de conferir o encontro entre ele e o Rio Amazonas, um espetáculo que todo mundo deveria ver pelo menos uma vez na vida.

Encontro muito especial...


O encontro entre o rio Tapajós e o rio Amazonas é um fenômeno natural que salta aos olhos de quem vê. Isso, porque é possível observar nitidamente a separação entre as águas deles, sendo o primeiro de águas azuis- esverdeadas, e o segundo de águas barrentas, de forma a criar grande contraste na paisagem local.
ITAITUBA – PA, BRASIL